bio
turnee
discografiaa
galeria
WhatsApp Image 2016-12-27 at 17.15.40
bdtm
stmbanner

Mystary EP

Mystary é um EP promocional da banda, vendido em um show acústico no Juanita’s em Janeiro de 2003 – antes do lançamento do álbum Fallen, em março do mesmo ano. Foi vendido com uma nota manuscrita pregada que dizia “Mystary CD – 5 dólares”. Ben disse que um “sampler do Fallen”, com mais algumas músicas que não estavam no álbum. Foi originalmente criado para a divulgação da banda em gravadoras internacionais.

Contém uma a versão especial de “My Immortal”, originalmente destinada a estar no Fallen, até que a gravadora Wind-up decidir que a versão do Origin deveria estar no álbum e não a versão do Mystary. Mystary é um CD sem identificação, sem capa, em uma capinha de papel, o nome do EP é um anagrama da palavra “mystery” (mistério). Também é notável o fato de que a música “Farther Away” apresenta problemas de reprodução, como resultado de um erro durante a gravação do disco.

Faixas:

My Last Breath [Versão do Fallen]

É uma das poucas canções neste álbum onde as guitarras têm uma contramelodia, algo que é bastante raro para o Evanescence – eles tendem a se concentrar em melodias vocais, e não nos instrumentos de corda. Essa música mostra uma personalidade interessante da voz de Amy, o que beneficia muito a música.

My Immortal [Versão do Mystary]

Esta versão é similar à versão da banda, mas sem a participação dos membros, a não ser Amy. Um dos diferenciais desta versão são as pausas do vocal de Amy, durante a música.

Presente neste EP (apresentando erros, devido à gravação no CD), trata-se de uma faixa descartada do álbum Fallen, mas que posteriormente foi lançada na versão japonesa do mesmo álbum.

Everybody’s Fool [Versão do Fallen]

É sobre a dor da traição e decepção e a recusa a continuar sendo enganado por mais tempo. Há uma provocação na voz de Lee que dá à música um tom de desafio, e o som pesado da bateria e das guitarras incrementam o som pesado.

Imaginary [Versão do Mystary]

As diferenças na versão de Imaginary do Fallen e Mystary não possuem uma versão oficial, havendo rumores sobre pouca produção ou volume reduzido de alguns instrumentos.