bio
turnee
discografiaa
galeria
WhatsApp Image 2016-12-27 at 17.15.40
bdtm
stmbanner

Evanescence EP

Evanescence EP é o primeiro EP do Evanescence. Foi lançado por Amy e Ben Moody, com a colaboração da gravadira BigWig Enterprises, em Dezembro de 1998, em um show no Vino’s em Little Rock, como um CD-R não designado, às vezes assinado por Lee e Moody.

O EP era vendido por 15 dólares e se esgotou naquela mesma noite. Cópias foram vendidas para amigos e familiares que apoiaram o Evanescence. Foram originalmente criadas 100 cópias do disco.

A capa destaca a escultura Angel of Grief de William Wetmore Story, também encontrada na capa do CD Once do Nightwish e no The Edges of Twilight da banda The Tea Party.

Pouco antes do lançamento do Evanescence EP, quatro músicas deixaram de fazer parte deste CD-R: My Immortal (versão piano e vocal), Give Unto Me (versão demo de 1997/1998), October e a versão acústica de Understanding. A última faixa, The End, é instrumental.

Há conjecturas sobre a composição de So Close, pois apesar dos créditos do encarte fazerem menção a Ben Moody, Will Boyd e Matt Outlaw, a faixa não se encontra registrada oficialmente sob o nome deles.
Há rumores de que ela seja originalmente de uma banda também chamada So Close, cujos integrantes faleceram e o Evanescence decidiu homenageá-los com a versão (essa informação não foi confirmada pela banda).

Faixas:

Esta é a versão original de ‘Where Will You Go?’, com órgãos em segundo plano, enquanto que a versão do Origin utiliza efeitos sonoros eletrônicos estabelecidos que deixam a música com um ritmo mais rápido. Os vocais de Amy são desesperados nesta versão, na versão do Origin são mais suaves, com letras alteradas.

Creditada como o primeira música do Evanescence já escrita. Esta canção, juntamente com Understanding, está gravado em uma fita K-7 compacta, Amy postou uma imagem da fita na Internet, dizendo ser a primeira gravação “profissional” do Evanescence.

Esta é a primeira das 7 versões de Imaginary. Se encaixa perfeitamente no álbum, possuindo os mesmos vocais desesperados e sombrios de Amy em ‘Where Will You Go?’, e o som pesado do instrumental, que assume a mesma atmosfera austéra e sombria deste EP.

Começa voz tranquila e suave de Lee e o piano tocado por ela, é uma das primeiras músicas do Evanescence. Há duas versões desta música, a versão deste EP e uma versão tocada ao vivo em 7 de maio de 1999, no Vino’s, que começa com guitarras e termina com letras posteriormente utilizadas em Missing.

Esta canção apresenta partes similares às partes de guitarras em Lithium, do álbum The Open Door, podendo perfeitamente ser anexadas como uma intro para os versos de Lithium. Há rumores de que não se trata de uma canção originalmente do Evanescence, mas de um cover regravado (como mencionamos acima).

Creditada como o primeira música do Evanescence já escrita e a primeira faixa a ser tocada em uma rádio de Little Rock. Os trechos falados na canção vieram dos filmes “My World Dies Screaming”, também conhecido como “Terror in the Haunted House” (1958), exceto o trecho “We’re supposed to try… that is real” e “God, just don’t hate me.. because I’ll die if you do” que são de “When a Man Loves A Woman” (1994).

The End é uma faixa instrumental de 1 minuto e 58 segundos com vocais etéreos. Trata-se na verdade de uma edição alterada do fundo musical do finalzinho de Solitude. A letra de Solitude ligeiramente pode ser ouvida entre os vocais desta faixa.

Faixas Descartadas:

Também chamada de “My Immortal (Piano & Vocal), trata-se da versão original de My Immortal, ou seja, a primeira versão gravada. Abrange apenas a voz da Amy e o piano, também contém uma letra diferente. Esta canção foi regravada em 1997.

Uma versão mais extensa, incluindo letra e a introdução instrumental do Whisper EP/Sound Asleep EP.

October é uma das primeiras gravações do Evanescence e foi descartada deste álbum por soar diferente das outras canções. Esta é uma das músicas do Evanescence com maior quantidade de palavras.

Versão acústica, tocada nas rádios de Little Rock, entre 1997 e 1998. Foi descartada do álbum, provavelmente por ser uma versão acústica.

[:]